Trânsito

A conversa continua

Secretaria de Transportes e Trânsito não vai atender por enquanto o pedido de revisão contratual do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas, mas afirma que o assunto não está esgotado

Carlos Queiroz -

A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) entende que não há necessidade neste momento de atender nenhum dos itens elencados pelo Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) na revisão contratual pretendida, sob argumento de desequilíbrio financeiro. Essa é uma conversa, entretanto, que não se esgota ainda e o CTCP espera que no prazo legal, a vencer em outubro, possa haver um entendimento.

"Estamos discutindo uma alteração muito complexa, que envolve dados operacionais de um ano, talvez por isso o contrato prevê que isso possa ocorrer em até 60 dias", destaca o secretário executivo do Consórcio, Enoc Guimarães. Segundo ele, o momento ainda é de análise e o CTCP considera existir um desequilíbrio que precisa ser corrigido. Caso a prefeitura realmente não ceda, o Consórcio vai estudar quais os caminhos poderá percorrer para chegar ao seu intento.

A revisão tarifária, um dos pedidos dos empresários do transporte coletivo, vai acontecer de qualquer forma em novembro, conforme estabelece o contrato, frisa Guimarães. Foi solicitado ainda à STT a isenção de ISSQN e sugeridas algumas mudanças em relação a benefícios de usuários, entre elas de reduzir a faixa etária dos idosos para a gratuidade, de 60 para 65 anos, e a diminuição do desconto concedido aos estudantes, de 60% para 50%.

O secretário Flávio Al Alam confirma que a conversa vai continuar, até porque a relação entre a prefeitura e o Consórcio é de um contato praticamente diário. Afirma, contudo, que não há previsão de isenção de ISSQN por enquanto. A STT recebeu relatório do primeiro ano de atividades do Consórcio e remeteu igualmente documento por escrito. Cada um com os dados levantados pelas partes. Agora é a vez do Consórcio analisar o material recebido.

Mudanças de paradas
Algumas paradas de ônibus da rua General Osório foram readequadas, informa Al Alam. Cada "quadrão", como chama, tem uma divisão de três paradas, sendo a primeira dela a dos veículos que fazem as linhas para a Zona Norte, via avenida Fernando Osório. Na sequência, os da Zona Norte via avenida República do Líbano e por último os do Areal e da Bom Jesus.

Os do Areal e da Bom Jesus foram retirados da parada da esquina da rua Tiradentes e realocados na quadra seguinte, para que possam seguir atrás dos demais no comboio pelo corredor de ônibus. A parada da esquina da Tiradentes fica para as linhas Interbairros e Fragata, que saem naquele ponto do corredor para dobrar na rua Marechal Floriano e seguir seus itinerários.

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